
Você já parou para pensar no assunto?
Cadastre-se e receba dicas de planejamento, administração do tempo, definição de metas, dentre outros assuntos relacionados ao desenvolvimento pessoal, produtividade e gerenciamento de vida.

Dê uma olhada nas perguntas abaixo, veja com quantas condições você se identifica. Quanto mais você se identificar com estas situações, maiores são as chances de que minhas instruções possam ajudá-lo a superá-las:
Se você se identifica com as questões acima, há uma boa chance de você encontrar esclarecimento e ajuda por aqui.

Infelizmente, nós não aprendemos na escola como construir as bases de uma vida extraordinária ou como viver com propósito. Pelo contrário, nossa vida escolar é preenchida com ensinamentos de como viver de forma ordinária, como ser invisível, obediente, “correto”, disciplinado, normal…
Somos ensinados a obedecer a ordens, decorar fórmulas e dados e, acima de tudo, ser bonzinhos, não causando confusão, não questionando nossos superiores e cumprindo com nossas responsabilidades, sendo elas importantes para nós ou não. Importância ou significado não importam realmente na escola. Para piorar as coisas, em casa também a maioria de nós não aprendeu a questionar significado ou importância – assim como na escola, nosso objetivo era obedecer e não causarmos problemas. Quanto mais normais, melhor.
A grande maioria das pessoas ao nosso redor não se importa em buscar sentido para suas vidas, elas estão contentes e conformadas, vivendo uma vida ordinária. Culpá-las ou reclamar de sua falta de interesse na própria vida não é realmente a solução.
Por outro lado, boa parte das pessoas que acordam para uma realidade mais profunda e desejam sinceramente viver com propósito e sentido simplesmente não conseguem encontrar um direcionamento na selva da normalidade da vida cotidiana. Falta de tempo, conselhos falsos, clichês e boas intenções que acabam dando em falta de motivação, confusão, frustração e por aí vai.





Se você não sabe qual seu propósito na vida, você não vai passar muito tempo trabalhando nele. Então, o que você vai acabar fazendo com o seu tempo?
Muita gente acredita que viver intensamente é sinônimo de curtir a vida ao máximo, no sentido hedonista de agradar aos cinco sentidos e sendo assim, não há lugar para a disciplina, que é vista como chata e necessária apenas para as atividades que não estão ligadas à vida bem vivida como estudo e trabalho.

Viver intensamente com disciplina? Como assim?
Falo bastante sobre manter a disciplina e valorizar a produtividade, o bom uso do tempo. Muita gente não entende como isso se alinha com o ponto de vista que defendo. Para muitas pessoas, viver intensamente é justamente o contrário de trabalhar arduamente, ser produtivo e disciplinado, não entendem então o que uma coisa tem a ver com a outra, ou por que eu defendo dois pontos de vista completamente opostos. Seria possível “curtir a vida” e ao mesmo tempo viver com propósito, ser útil e produtivo?
Na realidade, o leitor atento aos meus textos sabe muito bem que o meu conceito de “viver intensamente” não tem nada a ver com curtir a vida irresponsavelmente e viver de ócio – o que na verdade é um desperdício de vida não um aproveitamento. Essa confusão se origina nos próprios preconceitos sociais contra a disciplina e a ideia de que aproveitar a vida é curtir adoidado, praticar esportes radicais, beber até cair, fazer festa e evitar qualquer tipo de trabalho e responsabilidade. Há quem também “quase” entenda o meu ponto de vista, não vendo o aproveitamento da vida dessa forma festeira, mas também, desvalorizando o trabalho e vendo o ócio, mesmo sadio, positivo, como objetivo do tempo de sobra, ou seja, tempo para aproveitar a família, ler um livro relaxando no sofá ou curtir os hobbies pessoais. O que defendo também não é isso. Não que não devamos valorizar e buscar a descontração, a socialização, mas a chave aqui é compreender que a satisfação e o equilíbrio na vida estão em uma condição que vem sendo chamada de ócio produtivo, ou “ócio criativo” como cunhou Domenico de Masi.
A maioria das pessoas vive numa corrida de gato e rato com suas responsabilidades, compromissos, metas profissionais, financeiras e, consequentemente, deseja administrar melhor o tempo e ter uma melhor produtividade para sofrer menos estresse nesse processo.

A questão é que, por falta de propósito, a maioria das pessoas não tem mais nada a fazer além de trabalhar e descansar na folga desse trabalho.
Para saber se você faz parte desse grupo, responda esta pergunta: o que você faria da vida se não tivesse mais que trabalhar? Obviedades à parte, é claro que quem está no ciclo do trabalho de oito a 12 horas por dia adoraria a oportunidade de escapar desse inferno e passar um tempo fazendo nada ou curtindo a vida em qualquer outro lugar.
A questão é o depois: e quando as férias acabarem? Você não tem mais um trabalho para voltar para, agora é só você e sua vida, o que é que você vai fazer? E é aí que a maioria engasga… “Humm, não sei bem… Eu poderia fazer diversas coisas, mas não quero realmente fazer nada em específico”, é a resposta mais comum.
O que responde essa pergunta é o propósito. Pessoas com um propósito possuem um motivo para viver que vai além de suas obrigações profissionais, familiares e sociais. Esse motivo também não é lazer como viajar ou “curtir a vida”. O motivo tampouco é capricho que tem objetivo de enaltecer o ego como alcançar sonhos de glória, fama, dinheiro, status.
Muita gente sonha com a aposentadoria ou em ganhar na loteria para não ter mais que trabalhar, mas quando o desemprego ocorre por uma razão ou outra, elas não conseguem encontrar mais nada para fazer além de assistir TV e bater papo furado. Suas vidas não têm propósito algum, elas precisam do trabalho para pelo menos se sentirem úteis e necessárias!
Mantenha-se aberto para as pequenas coisas. É rara a pessoa que tem um único propósito para toda a vida ou tem visão de conjunto suficiente para compreender toda a complexidade de sua missão.
A maioria das pessoas dá um passo de cada vez, executando pequenas missões aqui e ali, uma de cada vez. A soma de todos esses pequenos propósitos dá significado à vida. Essas pequenas missões podem ser coisas que parecem ser insignificantes e não “têm cara” de propósito – como se reconciliar com um desafeto do passado, superar uma dificuldade íntima que o está impedindo de seguir em frente na vida, desenvolver uma habilidade específica (que pode ser algo simples como aprender a se concentrar ou se organizar melhor) ou participar de um projeto assistencial.








– Esse livro é um ebook digital. Você não o receberá pelo correio (nem por e-mail). O acesso ao livro é feito via DOWNLOAD. Durante o procedimento de compra, você criará um cadastro em nosso sistema e após o pagamento poderá acessar sua conta e baixar o livro para o seu computador. O livro digital pode ser lido no computador, em tablets, smartphones, e também pode ser impresso normalmente em qualquer impressora.
– No topo desta página, clique na opção correspondente ao país (moeda) em que você deseja fazer a compra: Brasil para pagar em Reais pelo Pag Seguro ou Portugal para pagar em Euros. A opção para Portugal pode ser usada mesmo se você está em qualquer outro país. O pedido via Portugal é processado pelo Pay Pal.
– Todas as formas de pagamento são aceitas (cartão, boleto, depósito, transferência, Pag Seguro, Pay Pal).
SE VOCÊ JÁ FEZ UMA COMPRA CONOSCO NO PASSADO
– Se você já fez uma compra na Editora Estratégica você já tem um usuário e uma senha em nosso sistema. Nesse caso, ao clicar no botão “comprar” no topo da página, você deverá fazer o login com seus dados de acesso antes de fazer o pedido. Dentro de sua área de download, clique em “adicionar livros e cursos” e selecione o livro desejado para comprá-lo.
SE ESSA É SUA PRIMEIRA COMPRA CONOSCO
– Se você não fez uma compra na Editora Estratégica previamente, você precisará criar um cadastro em nosso sistema. Isso ocorrerá no próximo passo, após clicar no botão “comprar” no topo da página. Você criará um nome de usuário (login) e uma senha de sua escolha. Crie dados que você será capaz de lembrar posteriormente, pois o acesso ao livro deverá ser feito com esses dados.
– Você terá acesso liberado a sua área de download imediatamente após a finalização do pedido. Você poderá acessar a área, mesmo antes de efetuar o pagamento (no caso de formas de pagamento não imediatas como boleto e depósito) para se familizar com o ambiente. Seu livro aparecerá automaticamente dentro desta área quando sua compra for aprovada.
– Observe o tempo de processamento de pedido por parte do sistema cobrador. O Pay Pal autoriza os pedidos imediatamente. O Pag Seguro, contudo, pode levar dias para autorizar pedidos feitos com depósito bancário ou boleto e pode segurar pedidos feitos com cartão por algumas horas para verificação de dados.
– Não é necessário confirmar o pagamento da compra para a Editora Estratégica. Todo o processo funciona automaticamente e seu livro será é liberado na hora em que o processador de pagamentos envia uma notificação automática para o nosso sistema de que a compra está aprovada.

Sua compra é feita em ambiente seguro em ambos os sistemas utilizados pela Editora Estratégica. Tanto Pay Pal quanto Pag Seguro são utilizados por milhares de sites na web e oferecem níveis de segurança e privacidade dos dados do cliente muito superiores aos sites que cobram de forma independente.
Por utilizar sistemas independentes de cobrança, a Editora Estratégica tem o compromisso de entregar o produto adquirido conforme prometido ou você recebe seu dinheiro de volta.


