Cadastre-se e receba dicas de planejamento, administração do tempo, definição de metas, dentre outros assuntos relacionados ao desenvolvimento pessoal, produtividade e gerenciamento de vida.
Cadastre-se e receba dicas de planejamento, administração do tempo, definição de metas, dentre outros assuntos relacionados ao desenvolvimento pessoal, produtividade e gerenciamento de vida.
Napoleon Hill
Nascemos, crescemos e somos jogados na correria da vida sem que nos digam o que fazer para vencer na vida, o que fazer para dar conta do recado e ainda sermos felizes. Num mundo repleto de livros de autoajuda que têm a pretensão de prometer um manual nesse sentido, Pense e Enriqueça se destaca na multidão e é considerado como sendo a fonte de muitos livros modernos de desenvolvimento pessoal.
Pense e Enriqueça é literalmente um manual para vencer na vida, mas não se engane! Esse livro não pode, de forma alguma, ser comparado a livrinhos pretensiosos de autoajuda que só chovem no molhado, sem proverem qualquer “substância”. Pense e Enriqueça foi resultado de uma pesquisa que durou quase 25 anos e envolveu a participação de algumas das personalidades mais conhecidas e bem sucedidas da história da humanidade como Thomas Edison, Alexander Graham Bell e Henry Ford.
Pense e Enriqueça surgiu como uma encomenda do então homem mais rico do mundo, Andrew Carnegie, que contratou o jovem advogado e jornalista Napoleon Hill para conduzir uma extensiva pesquisa na qual Hill deveria estudar de perto, entrevistando e observando a vida de mais de 500 homens de mulheres de sucesso. O objetivo de Carnegie era que Hill fosse capaz de descobrir o segredo do sucesso e então criar uma filosofia do sucesso que seria transmitida à toda humanidade.
Carnegie partia do princípio de que os jovens eram pobremente educados em sua fase escolar sobre como lidar com sua vida futura e caíam na adultidade sem o menor preparo para vencer na vida. Ele sabia por experiência própria que existiam certos princípio que as pessoas bem sucedidas acabam descobrindo sozinhas e ao aplicarem esses princípios elas naturalmente atingiam o sucesso.
Carnegie queria que Hill descobrisse e investigasse esses princípios e traduzisse-os em palavras para que pudessem ser ensinados e difundidos. O sonho de Carnegie era que esses princípios fossem ensinados na escola para que todos os jovens recém saídos do ensino médio já soubessem como conduzir-se na vida para construir desde o começo uma vida assertiva e bem sucedida. Infelizmente, o sonho de Carnegie ainda não se concretizou e ainda saímos da escola, até mesmo de cursos superiores, sem saber como vencer.
A maior parte dos erros que as pessoas cometem na vida e que são responsáveis por seus fracassos estão relacionados a uma postura mental decorrente de ideias erradas sobre como o mundo e a vida funciona. Se acreditamos que é certo fazer as coisas de um determinado jeito e não obtemos resultado, ficamos frustrados, pois acreditamos sinceramente que estamos fazendo a coisa certa. O problema está justamente na ideia em si, o que acreditamos está errado, mas nós não sabemos. Continuamos então frustrados fazendo a coisa da forma errada, acreditando estarmos fazendo certo e nunca chegamos onde queremos.
Nossos paradigmas, as ideias que temos sobre como o mundo é e como a vida funciona, são literalmente mapas que nos guiam e moldam nossas ações. Naturalmente, se esses mapas estão errados, não conseguimos obter os resultados que desejamos. O que nos frustra é o fato de que não percebemos que esses mapas estão errados e ficamos batendo a cabeça, achando que estamos fazendo certo, quando na verdade estamos fazendo tudo errado!
Mas como saber quais são os mapas certos se ninguém nunca nos disse?
É nesse ponto que Pense e Enriqueça entra com seu poder de funcionar como um “manual da vida”. No entanto, o maior trunfo do livro não são as informações que literalmente estão impressas no papel. O maior aprendizado ocorre nas entrelinhas, ou seja, o que não está escrito, mas está subentendido.
Nenhum livro poderia jamais apresentar absolutamente todas as “regras da vida”, todos os truques para vencer em qualquer área, até porque, um livro escrito em 1937 não poderia considerar todas as novas vertentes que levam ao sucesso disponíveis hoje no século XXI.
A poderosa transformação que ocorre no leitor de Pense e Enriqueça opera mais profundamente. Andrew Carnegie e as mais de 500 pessoas que foram objeto de estudo para elaboração da obra não aprenderam o “segredo” para vencer na vida com ninguém, eles aprenderam sozinhos!
O que torna Pense e Enriqueça um livro tão influente e aclamado é justamente seu poder de ensinar o leitor a tornar-se independente mentalmente e ser capaz de descobrir as regras para vencer em qualquer jogo sem precisar de instruções detalhadas, ajuda ou apadrinhamento.
Sim, Pense e Enriqueça traz diversos tipos de instruções, até mesmo alguns “passo-a-passo”, mas não são essas instruções que mudarão a sua vida. Seu maior aprendizado será a independência mental que você irá desenvolver.